Como decorar uma sala pequena

Resultado de imagem para decorar uma sala pequena


Sala de estar pequena: dicas e artifícios para evitar as limitações do espaço reduzido. 

Nos últimos anos um novo desafio ganha o dia a dia de profissionais envolvidos em decoração de residências e proprietários: o tamanho reduzido das salas. Como reproduzir um ambiente funcional, charmoso e completo em um cômodo tão pequeno? 

Alguns truques de decoração e arquitetura podem auxiliar nessa tarefa. Confira as 8 dicas que preparamos para quem está enfrentando essa tarefa:

Resultado de imagem para decorar uma sala pequena


1- Integração de ambientes


A ausência de algumas paredes, cria um âmbito com maior amplitude dentro de casa, dando assim mais opções para o aproveitamento dos pequenos espaços que muitas vezes é de limitada utilização. Porém, integrar sala e cozinha, deve ser feito com cautela, não comprometendo o bem-estar e individualidade dos moradores e visitantes, por exemplo, deve-se sempre usar coifas nas cozinhas, para que o cheiro de gordura não tome conta da área de convivência social.

Resultado de imagem para decorar uma sala pequena minimalista

2- Decoração minimalista

Surgido na década de 60, o minimalismo tem a organização como característica principal, usando apenas o que é essencial àquele recinto. Uma boa ideia é fazer um check list do que é essencial conter na sua sala, qualquer coisa fora dessa lista deve ser repensada. Menos é mais quando se trata da decoração de pequenos cômodos.

Resultado de imagem para decorar uma sala pequena

3- Cores

Deve-se atentar de forma especial as cores utilizadas nas pequenas salas; cores escuras dão aparência de um clima carregado e pesado, o ideal é dar lugar para as cores claras e neutras como o branco, bege, off-white e cinza que proporcionam um local acolhedor e mais amplo. As cores vibrantes devem estar presentes através dos pequenos detalhes, como almofadas, luminárias e peças que decoram móveis. Além disso, uma opção acolhedora e elegante é o uso de objetos de madeira combinado às cores claras.

4- Espaço vertical

Nichos suspensos e armários embutidos nas paredes criam uma aparência moderna, organizada e leve, aproveitando assim o espaço em altura da sua sala.

Resultado de imagem para decorar uma sala pequena sofa

5-Sofá

O uso de sofás pequenos também auxilia no aproveitamento de espaço. Entre as opções, uma boa aposta é o uso de sofás em forma de L, pois assim ocupa menos espaço e oferece mais lugares de acomodação. Usar o estofado encostado na parede também é uma boa escolha nesses casos.


Resultado de imagem para decorar uma sala pequena espelhos

6-  Espelhos

Os espelhos são os queridinhos dessas situações, eles transmitem a sensação de profundidade e extensão. A ideia é se divertir na hora de escolher como utilizar esse instrumento de ornamentação, você pode usar apenas um espelho ou grande ou fazer a combinação de vários pequenos.

7- Luminosidade

Deixe a luz entrar pelas janelas, não utilize cortinas grossas e escuras, a alternativa é utilizar tecidos como linho e o voil. Utilizando assim o máximo da iluminação natural em sua sala.

Resultado de imagem para decorar uma sala pequena mesa


8- Mesa

Tudo bem não ter espaço para a tradicional mesa de centro, pois além de deixar a sala mais bonita
essas mesas podem servir como apoio para livros, objetos pessoais e itens de decoração da sua
sala, porém as mesas laterais quando bem posicionadas ocupam menos área e são tão eficazes
quanto aquelas que ocupam o meio.


CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

voltar
ao topo